Entenda como personalização e previsibilidade por meio da IA pode impulsionar vendas

 Automação com IA para controle do estoque, acompanhamento de pedidos, oferta de promoções customizadas e atendimento de qualidade traz resultados positivos ao longo da jornada 

Em períodos de alta demanda e expectativa, surge a oportunidade para que varejistas e lojistas se destaquem dos concorrentes no mercado. Nesse sentido, a IA pode ajudar a contornar desafios como a necessidade de controle rigoroso do estoque, acompanhamento organizado de pedidos, ativação de promoções e ofertas personalizadas e, principalmente, a missão de proporcionar ao cliente uma experiência agradável, satisfatória e de qualidade. 

A integração da inteligência artificial na jornada de compras do varejo tem o papel de aliar estratégias e ferramentas para otimizar processos, impulsionar resultados e ajustar o plano de ações seguindo os parâmetros do setor. O principal obstáculo é driblar a concorrência e aplicar ajustes consideráveis como precificação, gerenciamento, controle de qualidade, padronização no atendimento e um pós-vendas atento. 

Uma pesquisa da Aprix revelou que 63,6% das empresas baseiam seus preços nos da concorrência. Junto com esse parâmetro, utilizar uma estratégia inteligente de mercado pode aumentar as margens de negócios da empresa sem fazê-la perder competitividade. Neste cenário, soluções de automação têm sido fundamentais para ajudar lojistas a destacar suas operações com decisões assertivas e confiáveis aliadas à IA. 

Com o uso de ferramentas automatizadas, é possível integrar plataformas e potencializar as vendas sem fricções durante a jornada. A Jitterbit, empresa global de software e pioneira no mercado com solução low-code de IA, traz o App Builder. A ferramenta democratiza o desenvolvimento de aplicativos corporativos a fim de ajudar lojistas e varejistas em períodos de alta demanda e que exigem novos métodos para não só atrair clientes com ofertas personalizadas, mas evitar o abandono de carrinho e realizar o gerenciamento para que finalizem a compra de produtos ou de serviços. 

“Mais do que nunca, a tecnologia é fundamental para o sucesso das vendas em um mercado varejista cada vez mais competitivo e saturado. Devido às exigências dos clientes, fornecer um serviço de alta qualidade, acompanhar a realização de pedidos, status das entregas e criar ofertas customizadas em tempo real faz toda a diferença”, explica Lucas Felisberto, VP LatAm de vendas & CS da Jitterbit. 

Um e-commerce tem em média uma taxa de conversão de 1,33%, um número baixo devido a fatores como usabilidade ruim, lentidão, longo checkout, fricção no processo e antifraude restritivo. Pensando nisso, a possibilidade de utilizar plataformas low-code com IA que permitem a criação de aplicativos, mesmo sem domínio da automação, apresenta para o lojista formas de identificar quais são os produtos mais desejados, qual é a disponibilidade no estoque, desenvolver promoções personalizadas e acompanhar as vendas. 

A capacidade que a IA proporciona aos processos para distinção de ruídos e erros permite a construção de análises preditivas com precisão e assertividade, resultando na minimização de falhas e surgimento de oportunidades para possíveis ajustes e alterações. Com isso, o monitoramento de pedidos e entregas deve ser bem observado a fim de gerenciar a alta demanda e garantir que cada pedido seja processado sem gargalos operacionais. O controle evita surpresas desagradáveis, identifica rapidamente o status de aprovação dos pedidos e quando o produto não foi integrado ao ERP. 

A visão 360º das vendas de um negócio é uma maneira de alcançar grandes resultados, uma vez que ela reúne todas as informações em uma única tela, proporcionando ao SAC dados completos do perfil com pedidos realizados em plataformas de e-commerce, reclamações do Reclame Aqui, tickets abertos no suporte, dados de fidelidade do CRM e informações de entrega dos ERPs. “A integração da IA oferece autonomia para criar promoções customizadas com botões call-to-action e no decorrer do atendimento, ofertas especiais chegam aos clientes de forma eficiente para melhorar a experiência”, destaca o vice-presidente Lucas. 

Os recursos promovidos pelos avanços da tecnologia, como a integração da IA no mercado, geram soluções que elevam o desempenho e a performance dos negócios durante campanhas de vendas com demandas acima da média. Para Lucas, assim como a plataforma Harmony, da Jitterbit, que inclui ferramentas como iPaaS, API Manager, App Builder e EDI, é importante preparar as operações para o futuro que já estamos vivendo e simplificar processos, agregando as possibilidades inovadoras dentro das organizações. 

“Com a crescente concorrência, as empresas que adotarem soluções tecnológicas estarão melhores posicionadas no mercado para não apenas atrair clientes, mas também proporcionar uma experiência de compra fluida e diferenciada, maximizando conversões e garantindo a fidelização. A chave está na integração da inovação com técnicas bem executadas, tornando os processos cada vez mais digitais e conectados”, finaliza. 

Luiza Condado
11998205707
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https://newly.com.br/

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