Centro de Tecnologia Canavieira lança desafios de inovação aberta com a Venture Hub

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em parceira com a empresa especialista em inovação corporativa Venture Hub, procura por negócios inovadores que contribuam para o avanço tecnológico do agronegócio nacional brasileiro e para a competitividade no setor sucroenergético. As inscrições para participar do projeto já estão abertas e podem ser feitas através da página da Venture Hub

A colaboração tem como objetivo encontrar soluções com tecnologias inovadoras para quatro oportunidades de destaque do centro tecnológico. São elas: Sensoriamento remoto e Imagens de Satélite; Visão Computacional e Drones; Modelos de IA com múltiplas entradas; e Mapeamento de Áreas no setor Sucroalcooleiro. 

Cada temática contém desafios específicos que o CTC visa solucionar, assim como as soluções que eles procuram para cada dor. Dentro do tema Visão Computacional e Drones, por exemplo, a empresa procura “expandir a abrangência da coleta de imagens aéreas em campo, com drones cobrindo áreas relevantes para CTC, gerando dados em tempo real”. Desta forma, os negócios interessados podem entender as expectativas da organização e analisar se suas soluções atendem as necessidades do centro canavieiro antes de realizar a inscrição.

Após o cadastro, os especialistas da Venture Hub e a equipe técnica do CTC irão analisar as informações preenchidas e compreender se a solução inscrita atende os requisitos solicitados, sempre com o critério inovação sendo considerado como fator decisivo. As tecnologias selecionadas seguem para a fase de conexão, que visa em conversar diretamente com o time do centro canavieiro, explicar em detalhes como funciona a solução e resolver a dor. Caso o CTC demonstre interesse no produto ou serviço, uma prova de conceito (POC) será executada para validar a eficácia e desempenho da tecnologia. 

José Eduardo Azarite, VP de Inovação Corporativa da Venture Hub, comentou a oportunidade de trabalhar com o CTC em um projeto de inovação aberta:

“O CTC é uma referência em ciência da cana-de-açúcar e inovação no melhoramento genético. Pela primeira vez, por meio de um programa de inovação aberta, está lançando desafios ao ecossistema de inovação e empreendedorismo de base tecnológica, com foco em startups DeepTechs e ICTs. Para a Venture Hub, é uma honra ser parceira estratégica nessa jornada de transformação e avanço tecnológico”, afirma o executivo. 

Camilla Dojicsar Macedo, Gerente Executiva de TI do CTC, comenta sobre a importância de um ator como o centro canavieiro de participar de um projeto de inovação aberta.

“Favorecer a inovação aberta significa impulsionar para o futuro todo o ecossistema de ideias, talentos e tecnologias, transformando silos em soluções integradas, colaborativas e disruptivas. Trata-se de um processo ganha-ganha, pois tanto o CTC, quanto os players, e até mesmo a comunidade corporativa ao nosso redor, terão acesso a redes atualizadas de conhecimento. Não é só sobre transformar o futuro, mas também permitir a escalabilidade e perenidade de todos estes novos negócios! Convido as startups DeepTechs e ICTs a juntarem-se a nós e fazer parte desta revolução no setor”, finaliza Camilla Dojicsar Macedo, Gerente Executiva de TI do CTC. 

As inscrições para os desafios do Centro de Tecnologia Canavieira estão abertas até o dia 31 de abril. Os interessados podem acessar as oportunidades levantadas pela empresa por meio do site da Venture Hub

O TechStart Open Challenges é uma iniciativa que visa conectar corporações e startups, com o objetivo de solucionar desafios internos e de mercado e explorar novas oportunidades de crescimento.

Marcus Miklos
19991095782
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *