Inteligência artificial vai substituir mão de obra humana? Estudo indica o contrário

Pesquisa aponta que a tecnologia tem atuado como aliada de profissionais de diversos setores

A Inteligência Artificial (IA) já está presente no cotidiano, desde plataformas de streaming até aplicativos financeiros. À medida que a tecnologia se tornou parte integrada da vida das pessoas, cresce a dúvida: as IA poderão, um dia, substituir a mão de obra humana?

Um estudo realizado pela Microsoft, uma das gigantes do setor tecnológico, aponta justamente o oposto. Segundo a pesquisa, as IA tendem a se tornar ferramentas importantes para profissionais de diferentes áreas, ao invés de substituir profissões inteiras.

Para o consultor empresarial Rizzieri Gomes , a IA representam uma oportunidade de transformação. “É uma ferramenta que pode melhorar a entrega de serviços, com mais rapidez, mas não eliminar as profissões. A IA ainda precisa de seres humanos — ou de várias pessoas — no processo para garantir o funcionamento com total segurança de informações e serviços”, afirma.

Para um empreendedor, a aplicação da IA é vista como fundamental, especialmente no atendimento de suporte ao cliente. Rizzieri Gomes destaca que, ao automatizar atividades que demandam agilidade, a IA traz dinamismo e eficiência às operações. “A IA simplifica tarefas repetitivas, conferindo maior agilidade às empresas”, ressalta o especialista.

No entanto, o especialista alerta que as IA não estão suficientemente treinadas para compreender plenamente contextos complexos. Como consequência, podem reproduzir padrões existentes de forma inadequada. A capacidade de interpretação é apontada como o principal diferencial entre máquina e humano, sustentando a premissa de que a IA não substituirá a mão de obra humana.

À luz do cenário atual, manter a IA como parte integrada aos negócios é visto como essencial para qualquer empreendedor. Além de conferir dinamismo às atividades, a tecnologia se tornou uma realidade cada vez mais presente para quem busca resultados eficazes.

Conheça o trabalho do consultor Rizzieri Gomes
@gestaoeponto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *