Plataforma desenvolvida no Brasil alia inteligência artificial, rastreabilidade pedagógica e personalização para suprir lacunas deixadas por soluções generalistas será lançada na 30ª edição do CIAED
Com a popularização de ferramentas como o Chat GPT, o ensino superior passou a conviver com um novo dilema: como aproveitar o potencial da inteligência artificial sem comprometer a qualidade e a profundidade do processo pedagógico?
Embora ágeis e acessíveis, as IAs generativas foram desenvolvidas para responder a qualquer tipo de pergunta, mas não necessariamente com o rigor e a contextualização que disciplinas universitárias exigem.
Um estudo da Universidade de Tecnologia de Luleå, na Suécia, mostrou que mais da metade dos professores do ensino superior já utilizam IA generativa, especialmente na preparação de aulas, mas 55% deles expressam preocupações com a confiabilidade dos resultados e o risco de plágio. “IAs como o Chat GPT são modelos generalistas, com conhecimento superficial sobre o que realmente importa em um contexto acadêmico.
Os professores precisam de uma ferramenta que compreenda a lógica de progressão do conteúdo, respeite a complexidade da área de conhecimento e ajude a criar avaliações alinhadas aos objetivos de aprendizagem”, explica Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics.ai, startup brasileira que utiliza inteligência artificial para otimizar a rotina dos educadores.
Criada para atender especificamente às demandas do ensino superior, a plataforma da Maieutics.ai, que será lançada durante a 30º edição do CIAED, processa diferentes formatos de conteúdo (como textos, áudios, vídeos, PDFs ou slides) e, a partir deles, gera automaticamente questões inéditas e personalizadas.
As entregas podem ser adaptadas por tipo de questão (múltipla escolha, discursiva, verdadeiro ou falso e outras oito variações), nível de dificuldade e aderência às competências específicas da disciplina. Tudo isso respeitando o perfil pedagógico da instituição e da disciplina.
No Brasil, a pesquisa ABMES + Educa Insights revelou que 71% dos estudantes universitários já utilizam IA em seus estudos, enquanto 84% acreditam que a tecnologia substituirá parcial ou totalmente o papel do docente, um alerta sobre o uso não qualificado dessas ferramentas no ambiente acadêmico.
Ao mesmo tempo, os principais desafios apontados foram a ausência de interação humana e a dependência excessiva da tecnologia.
O problema, segundo Streithorst, é que o uso dessas ferramentas genéricas, sem mediação pedagógica, rebaixa a experiência de ensino ao transformar a IA em um oráculo superficial. Para ele, o ponto-chave é entender que a IA educacional precisa ser intencionalmente desenhada. “O Chat GPT não foi feito para a educação.
Ele responde com base em padrões de linguagem, mas não compreende a progressão de aprendizagem, a matriz de competências de um curso ou os critérios de avaliação de uma instituição. A Maieutics nasce para preencher esse espaço. Não estamos falando de substituir, mas de capacitar com tecnologia. Nossa ferramenta respeita a tradição acadêmica e ao mesmo tempo potencializa o tempo do professor, que pode economizar até 20 horas semanais com o uso da plataforma”, reforça o CEO.
Mais do que automatizar a criação de questões, a Maieutics.ai entrega uma solução pensada para transformar o cotidiano docente com inteligência e intencionalidade pedagógica. A plataforma aprende com os padrões de uso de cada educador, adapta-se ao perfil da disciplina, permite exportar relatórios detalhados e garante rastreabilidade sobre os objetivos de aprendizagem.
Lançada em 2024 e já adotada por universidades públicas e privadas, a ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol, e segue em constante evolução, com novas funcionalidades analíticas e planos de expansão para América Latina e Estados Unidos em 2025.
“Tecnologia educacional não pode ser improvisada. Precisa ser construída com o professor, para o professor e com foco nos estudantes.
Nossa missão é devolver ao docente universitário o tempo que ele precisa para ensinar, criar e formar com eficiência, sem abrir mão do rigor acadêmico. O que a Maieutics entrega é a possibilidade de o professor focar no que realmente importa: desenvolver o pensamento crítico dos seus alunos”, conclui Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics.ai.
Sobre a Maieutics.AI
A Maieutics é uma startup brasileira que tem como missão transformar a educação por meio da inteligência artificial.
Criada por três empreendedores que construíram carreira no segmento da tecnologia e que são netos e filhos de professores, a ferramenta revoluciona a forma como as avaliações são elaboradas por meio de um software de inteligência artificial que cria questões com base em materiais que são inseridos pelos próprios professores e instituições de ensino, como múltipla escolha, dissertativas, verdadeiro ou falso, entre outras. O software é capaz de analisar as informações contidas nas questões, identificar padrões e criar novas perguntas que estejam alinhadas com o conteúdo abordado. Acesse e saiba mais: https://maieutics.ai
Mariana Padilha (41) 99636-1212 [email protected]